O tecido epitelial presente na pele é chamado de EPIDERME. Além de proteger o corpo contra organismos invasores, a epiderme o defende contra ação de certos produtos químicos, o atrito e o sol.
A epiderme também impede que o corpo perca um volume excessivo de água. Células epiteliais da camada mais externa produzem uma substância impermeável, a queratina. Os cabelos, os pêlos e as unhas também são compostos de queratina.
Na pele encontramos glândulas sudoríparas, que produzem suor, e glândulas sebáceas, que produzem substâncias que lubrificam a pele e os pêlos. Essas glândulas são formadas também por um tipo de tecido epitelial. Nesses casos, suas células se especializaram em produzir substâncias importantes para o corpo, as secreções.
Existe outras glândulas no corpo: glândulas mamarias, lacrimais, salivares, a hipófise, a tireóide, etc. Em todas elas, encontramos células epiteliais encarregadas da produção de substâncias importantes para o organismo, como leite, lágrimas, saliva, enzimas e hormônios. Produzir secreções é, portanto, mais uma função do tecido epitelial.
O tecido epitelial pode ter ainda outras funções. O que forra o intestino, por exemplo, absorve substâncias resultantes da digestão de alimentos, lançando-as no sangue.
Nenhum comentário:
Postar um comentário