Logo depois de formada, a célula-ovo se divide, organizando duas células. Nesse processo, o núcleo também se divide em dois, de modo que cada célula-filha fica com um núcleo próprio.
Cada célula-filha originada da célula-ovo vai se dividir. Esse processo se repete muitas vezes, formando todas as células do corpo e originando um novo individuo. Essa divisão é importante também na substituição das células que morrem em vários tecidos no decorrer da vida e o crescimento do corpo.
Além da divisão das células, ocorre outros fenômenos importante no processo de formação de um novo ser vivo: as células vão se tornando diferentes umas das outras (há cerca de 200 tipos diferentes de células em nosso corpo). Formam-se assim grupos de células especializadas na realização de certas funções: os tecidos.
Algumas células, por exemplos, tornam-se alongadas e capazes de se contrair - são as células musculares. Outras acumulam gordura no seu interior - são as células adiposas. Outras chegam a perder o núcleo, ficando com seu citoplasma cheio de uma substância vermelha, a hemoglobina - são as hemácias ou glóbulos vermelhos, presentes no sangue, que transportam oxigênio dos pulmões para todo o corpo.
#exercicioeatividdefisica
Nenhum comentário:
Postar um comentário