Atenção: nem todas as células têm a mesma forma e estrutura; além disso, dependendo da célula, algumas partes podem estar mais desenvolvidos que outras. É bom saber também que células de plantas possuem algumas organelas que as células animais não têm.
*A MEMBRANA PLASMÁTICA é uma película que envolve a célula e regula todo o que entra na célula e o que dela sai. Os nutrientes, o oxigênio e as substâncias a serem eliminadas pela célula passam sempre pela membrana, que funciona como uma espécie de portão: permite a passagem de certas substâncias e barra outras. *O CITOPLASMA é uma parte da célula que fica entre a membrana e o núcleo. É um material gelatinoso com várias organelas mergulhadas nele. No citoplasma ocorrem muitas transformações químicas fundamentais para o organismo.
*Os RIBOSSOMOS são pequenos grãos que podem estar espalhados pelo citoplasma ou grudados as membranas de uma estrutura maior, chamado retículo endoplasmático. Os ribossomos fabricam proteínas, uma substância importante para a formação das células de todos os seres vivos. Quando uma célula cresce, por exemplo, ela precisa fabricar proteínas, com as quais irá produzir mais citoplasma e organelas.
*RETÍCULO ENDOPLASMÀTICO é uma espécie de rede de canais e bolsas que formam um labirinto dentro da célula muitas substâncias como as proteínas fabricadas pelos ribossomos podem ser levadas através desses canais de uma parte a outra da célula.
Na infância é onde desenvolvemos o papel na resposta á determinada situação,o não aproveitamento dessa fase pode ter como resultado que um desempenho, que seria alto e rapido em um momento, mais tarde será atingido através de esfoço e treinamento de alta escala. Deveriamos aproveitar a infância estimulando todos os nossos sistemas e orgãos com atividades de resposta imediata onde irá trabalhar todo o corpo. ``Oque não apredemos na infância e adolecência, não aprenderemos nunca mais´´.
Nenhum comentário:
Postar um comentário