domingo, 13 de maio de 2018

A estrutura das nossas células: parte 2

O complexo golgiense (tem esse nome porque foi descoberto pelo médico italiano Camilo Golgi, em 1898) é um conjunto de bolsas com a função de armazenar proteínas em "pacotes" que serão transferidos para fora da célula. As proteínas são fabricadas pelos ribossomos grudados ao retículo endoplasmático. Depois, elas são levadas através do retículo para o complexo golgiense, onde ficam armazenadas até que surja o momento de serem lançadas para fora da célula.
Para realizar as suas atividades, as células necessitam de energia. A mitocôndria é a organela encarregada de extrair energia dos nutrientes e do oxigênio. Esse processo, que libera energia e ocorre nas mitocôndrias, consiste em uma série de reações químicas e é conhecido como respiração celular( a entrada e saída de ar dos pulmões (inspiração e expiração) é chamada, no dia a dia respiração. Em ciências esse processo é chamado ventilação pulmonar (Vamos explorar mais na frente)).
A principal substância utilizada pela celula para a liberação de energia é um açúcar, a glicose. Na maioria das células, a respiração utiliza o gás oxigênio e produz gás carbônico e água. O processo pode ser resumido assim:
Glicose + oxigênio = gás carbônico + água + energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário